sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ah, o Galope

A teoria explicada geralmente seria: -"Uma andadura do cavalo". Pois é, não é só isso para quem realmente se sente seguro no cavalo.
O galope pode ser classificado em: Galope da Vitória, Galope de Apuro, Galope de Raiva, Galope de Tristeza, Galope de Doma e Galope de Liberdade.
O Galope da Vitória, leva o sentimento de alegria, seja por vencer uma prova funcional, de paleteada, laço... enfim, é usado para exprimir a felicidade em vencer uma prova.
O Galope de Apuro, leva o sentimento de nervosismo, onde o gaúcho vai galopeando ver o que aconteceu com um animal, com a família, com a casa... enfim, é utilizado para apurar a lida de campo por algum motivo preocupante.
O Galope de Raiva, leva um sentimento ruim, de revolta por algum motivo. Muitas vezes as pessoas esbanjam a raiva no cavalo, o fazendo correr, o que não é legal.
O Galope de Tristeza, é quando tocamos lento, geralmente quando sabemos de alguma notícia ruim, mas não adianta ir ligeiro, pois o problema não será resolvido com pressa.
O Galope de Doma, serve para trabalhar o cavalo, para virar para os lados, ter agilidade e obedecer ao bocal. Neste galope, o domador sente um certo nervosismo, pois não sabe qual será a reação do cavalo quando se dirigir ao mesmo.
E enfim, o Galope de Liberdade, onde o gaúcho toca o cavalo sem compromisso. Sem pressa, sem brutalidade com o animal. Só serve para o gaúcho se sentir liberto quando der vontade.
Então, resumindo, o galope não representa só uma andadura, mas sim, várias sensações se exprimindo no cavalo, onde fica possível para o gaúcho se sentir leve e seguro de chegar ligeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário