sábado, 11 de junho de 2011

Cães Guia

O convívio com cães estabelece benefícios emocionais para pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e condições de saúde. Atualmente, os cães desempenham papéis importantes na melhoria da qualidade de vida dos seres humanos, cita-se como exemplo a função de cão-guia para deficientes visuais cuja atividade é imprescindível para tranquilizar e dar segurança aos cegos. Trata-se de uma modalidade relativamente nova de trabalho canino que requer informação e orientação à população em geral sobre esse brilhante projeto que envolve muita disciplina, treinos, rensponsabilidade e amor.
São inúmeras vantagens dos cães-guias sobre o uso de bengalas. Além de facilitar a inclusão social do usuário devido ao seu cativante poder se aproximar das pessoas, o cão-guia proporciona maior desenvoltura na locomoção prevendo acidentes, determinando o melhor caminho, livrando o seu usuário de obstáculos aéreos, como galhos e telefones públicos, que não são passiveis de identificação por bengalas.
Querido amigo humano, queria lhe pedir:

*Bem, em primeiro lugar é muito importante que todos compreendam a importância do meu trabalho quando estou acompanhando uma pessoa com deficiência visual. Nesse momento estou extremamente concentrado para guiar meu dono e evitar ao máximo que ele sofra acidentes.

*Não me importo em ser ignorado, durante a minha atividade não sou um animalzinho de estimação e sim um cão de trabalho, portanto é preferível fazer de conta que não estou presente, assim não me distraio.

*Distrair significa colocar a vida do meu dono em risco e isso jamais pode acontecer, portanto não devo ser acariciado, ou estimulado a brincadeiras enquanto estiver usando a guia.

*Também não sou agressivo, sou bem treinado e não ofereço risco.

* Outros animais podem não "entender" meu trabalho e se sentirem estimulados a brincadeira ou até mesmo agressividade, por isso é preferível evitar aproximações.

*Sou extremamente disciplinado também com os horários das refeições, portanto não há necessidade de me oferecer alimentos enquanto trabalho.

*Meu posicionamento é pelo lado esquerdo, caso haja necessidade de aproximação ao meu dono, por favor, dirija-se ao lado direito.

*Caso meu dono queira lhe acompanhar, fará um gesto ou dirá uma senha e eu compreenderei que posso relaxar e permanecer temporariamente fora de atividade, por isso evite levar meu dono pelo braço sem que haja uma combinação prévia.

*Um cão-guia é adestrado e acostumado a viagens e permanências em vários locais públicos, normalmente nos acomodamos aos pés dos nossos donos sem atrapalhar outras pessoas e sem alterar o funcionamento dos estabelecimentos.

*Ah, só mais uma coisa, todos já sabem como me chamo, mas se me encontrarem na rua trabalhando por favor não falem meu nome.

Obrigado, tenho certeza que com estas dicas ficaremos bem mais seguros, eu e meu dono!

Texto com algumas modificações no português: Revista CFMV número 47 maio/junho/julho/agosto.


Obrigada pela atenção pessoal e, foi o maior trabalho fazer a matéria, foi tudo olhando na revista e digitando, hehe.
 Um pouco eu chorava olhando o filme "Sempre ao Seu Lado" e outro pouco digitava! Mas vale a pena, porque é o tipo de coisa que é gostosa de escrever: sobre nossos anjinhos de quatro patas! Até a próxima!

Um comentário:

  1. OI LUIZA? CADA VEZ MAIS SOU TUA FÃ. CADA VEZ MAIS APRENDENDO COM TUAS INFORMAÇÕES.UM GRANDE BJ DESSA BLOGUEIRA QUE TE ADMIRA MUITO E COMPARTILHA CONTIGO OS ANJINHOS DE QUATRO PATAS. JANE - SÃO BORJA RS

    ResponderExcluir