domingo, 4 de dezembro de 2011

Dicas para amanunciar potros

Olá, leitores! Eu estou amanunciando o meu primeiro potro, e já descobri muitas coisas novas, e uma delas é como fazer para que o animal fique mais dócil sem violência. Vou dividir um pouco das minhas experiências em um passo-a-passo:


Passo 1: Leve o potro em um brete, ou em um local que você possa imobilizar ele sem nenhum perigo. Tire a mãe de perto;
Passo 2: Coloque com cuidado o buçal no potro, depois deixe a corda que segura o buçal arrastar;
Passo 3: Largue ele em uma mangueira e devagar e sem movimentos muito rápidos, tente chegar perto dele e segurar a corda do buçal que ficará arrastando. Uma dica é manter a mão sempre fechada e a cabeça baixa, para ele não achar que você é um predador;
Passo 4: Logo após juntar a corda, comece a puxar ela com força, até o animal ceder a cabeça. Quando ele deixar ser puxado, folgue a corda e deixe ele descansar. Se ele forçar as duas patas da frente, puxe ele para os lados, para que ele perca o equilíbrio das patas e obedeça;
Passo 5: Você terá que ter força para puxar. Depois de passar mais ou menos uma hora na mangueira, ele já poderá ser solto diante da mãe. Lembrando que quando você for largar, tire o buçal devagar, e se ele começar a mexer a cabeça e tentar sair, não tire. Fique insistindo até ele parar com a cabeça. Pois se você ensinar ele a fugir quando você tira o buçal, ele não deixará mais você tirar e irá sair correndo com ele toda vez que você for soltar. Não espante ele depois de soltar, porque ele precisa perceber sozinho que não está mais com o buçal na cabeça.
PS: Repita essas ações em dias frequentes. Depois de um tempo ele não precisará mais ser preso para colocar o buçal, ele virá até você quando tiver confiança. A partir daí, você começa a mexer nas patas, no pescoço, na cabeça... e a tirar todas as cócegas dele, pois as cócegas são uma arma de defesa, pois eles tem medo e tentam tirar a cabeça para não serem machucados pelos "predadores". Isso vem de seu extinto! Conforme o tempo, o potro começará a ceder mais a cabeça e aos pouco irá deixar você puxar. Tenha paciência: você levará pisões, algumas patadas... mas no fim tudo vai dar certo. Boa sorte!



          - Luiza Ribeiro Stacowski -

Nenhum comentário:

Postar um comentário