sexta-feira, 30 de março de 2012

Morre BT LAMBORGUINE

A raça crioula perde mais um dos seus grandes garanhões

Morreu nesta manhã o registro de mérito na ABCCC, BT Lamborguine. O garanhão pertencia a uma das linhagens mais importantes da raça crioula produzidas no Brasil. Nascido na Cabanha Paineiras, atualmente padreava na propriedade de Rubens Zogbi, numa parceria com Newton Giuliani.
O cavalo havia sido internado no dia 24 de março na clínica Hípica, em Porto Alegre, com um quadro de cólica intestinal, e estava sob os cuidados do Veterinário Jarbas Castro Júnior. O animal acabou não resistindo.
Lamborguine passa a ser o último nome de uma triste estatística. Nos últimos 12 meses, a raça crioula perdeu pelo menos dez machos que eram Registro de Mérito. Antes dele, partiram Santa Elba Señuelo, BT Butiá, Santa Elba Comediante, BT Balconero, CRT Guapo, BT Apache, General de Santa Angélica, BT Jade e OK Mandrake. O número é grande, se considerarmos que o livro de Registros de Mérito da associação tem 479 animais, entre machos e fêmeas.
Lamborguine era filho de BT Farroupilha e BT Canhada, esta conquistou o título de Grande Campeão de Esteio em 2001. O garanhão ainda foi Reservado Grande Campeão em 2002 e 2003, e produziu uma série de filhos com resultados nos principais palcos da raça crioula. Entre eles, a égua RZ Reclusión da Carapuça, atual campeã do Freio de Ouro e a égua RZ Renda Linda da Carapuça, grande campeã de Esteio e melhor exemplar da raça em 2008. Com certeza um garanhão que fará eterna falta.

Texto adaptado do blog: http://blogs.ruralbr.com.br/leiloblog/2012/03/29/morre-bt-lamborguine/

Nenhum comentário:

Postar um comentário